O deputado federal Túlio Gadêlha protocolou, na manhã desta terça-feira (1º), um requerimento de convocação para que o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, compareça na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre as ações da Polícia Rodoviária Federal desde o último domingo, incluindo uma série de operações nas vias, proibidas pelo TSE para o dia das eleições, assim como a morosidade em desmantelar as obstruções ilegais que estão bloqueando diversas estradas pelo país. 

Sobre o domingo das eleições, é preciso que se esclareça porque a PRF decidiu realizar 549 operações, a maioria no Nordeste do país, mesmo com a decisão do Ministro Alexandre de Moraes proibindo expressamente a realização de qualquer operação contra veículos utilizados no transporte público de eleitores, o que inclusive gerou a convocação do diretor da instituição, Silvinei Vasques, ao TSE no dia do pleito. 

Outro ponto grave, também objeto da convocação do ministro, é a omissão e conivência das forças de segurança federal com os bloqueios e atos antidemocráticos que estão ocorrendo nas rodovias brasileiras. Ao contrário do domingo, as duas instituições, até o momento, não se mobilizaram para cumprir com efetividade às ordens judiciais de desobstrução imediata das vias. O deputado acredita que tal omissão é gravíssima e não pode ser admitida.

“É preciso que as instituições ajam para uma desobstrução rápida das vias, garantindo não só o funcionamento da economia do país, mas o respeito à democracia e ao resultado legítimo das urnas. Por isso, precisamos que o Ministro Anderson Torres explique urgentemente as ações das forças de segurança para cumprimento da ordem judicial e solução da situação”, afirma Túlio Gadêlha.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp