Além da pesquisa e da formação, as universidades públicas também devem fazer suas ações chegarem ao povo, como os dos entornos do campus. A UFPE faz muito bem esse trabalho com seus programas de extensão. É o caso, por exemplo, do abraço que a universidade fez à campanha Mãos Solidárias, que durante a pandemia desenvolveu uma série de ações humanitárias para ajudar quem mais precisa. A partir da campanha, a universidade construiu um espaço único em Vitória de Santo Antão, que oferece diversas atividades e serviços que fomentam a cidadania da população. E o equipamento pôde realizar melhorias a partir de recursos do mandato do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), a partir de suas Emendas Participativas.

O espaço, construído no Alto do Reservatório, passa por uma reforma que o equipará com sala de música, biblioteca com contação de histórias, sala de dança e artes marciais, consultórios, um palco para apresentações, salas de aula e oficinas, uma cozinha experimental e uma horta. O projeto recebe R$ 300 mil das emendas de Túlio Gadêlha após ter sido escolhido por meio de uma votação popular.

É dessa forma que o deputado destina os mais de R$ 15 milhões em emendas que seu mandato tem direito a distribuir. Entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos podem submeter propostas que participarão de uma votação. Os eleitos receberão os recursos para a execução das propostas, da forma mais democrática e transparente possível.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp