A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados convocou audiência pública para esta terça-feira (28) sobre as ações emergenciais para os trabalhadores envolvidos nas festas juninas, que foram prejudicados com a pandemia da Covid-19. O pedido de debate foi apresentado pelo deputado Túlio Gadelha às 15h, e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Casa. Esta será a segunda audiência pública para discutir sobre o PL 4.219/20, que aborda ações emergenciais destinadas ao setor cultural e de serviços relacionados aos festejos de carnaval e de São João em virtude da pandemia.

Há dois anos, os festejos de São João de 2020 e de 2021 foram extremamente impactados pela pandemia de Covid-19. Estimativas apontam prejuízo de R$ 1,5 bilhão gerado pelo cancelamento das festas. “Nas últimas comemorações, ocorridas em 2019, apenas o Estado de Pernambuco arrecadou R$ 434 milhões. O São João mobiliza uma extensa cadeia de fornecedores de diferentes áreas de indústrias, comércios e serviços, além do mais, na cultura brasileira, o São João é muito mais do que um simples festejo ou um mero feriado; constitui, sim, elemento fundante da própria identidade nacional”, afirmou Gadêlha.

Participarão da audiência pública nesta terça (28): a presidente da Federação de Quadrilhas do Estado de Pernambuco, (Fequajupe), Michelle Miguel; o secretário de Cultura do estado do Ceará e vice-presidente da Região Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabiano Piúba; a representante da Associação dos Forrozeiros de Pernambuco, Tereza Acioly; representante do Festival Folclórico de Parintins; o diretor da Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno e diretor-executivo da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas do Brasil, Robson Vilela.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp