O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) apresentou Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar a circulação no mercado nacional de um agrotóxico inédito registrado recentemente pelo Ministério da Agricultura. O agrotóxico é feito por uma substância nociva à saúde dos brasileiros – a fenpyrazamina. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fenpyrazamina pode causar sérios danos ao fígado do indivíduo, em caso de exposição repetida ou prolongada pela via oral.


Segundo o registro no Ministério da Agricultura, a fenpyrazamina pretende ser largamente difundida, representando grande risco à vida humana. Ela está presente, por exemplo, na composição de agrotóxicos utilizados na plantação de alimentos comumente consumidos pelos brasileiros, como batata, feijão, soja e tomate.


O PDL do deputado susta, portanto, a medida do Ministério da Agricultura, que autorizou a comercialização do produto. “Além de representar risco à vida humana, o produto é danoso à flora e à fauna, podendo acarretar ainda no desequilíbrio ecológico”, justificou o parlamentar. Inclusive, a “bula” de utilização do produto – usado para controlar o mofo branco, que ataca diversas culturas agrícolas – alerta para os riscos ambientais.


No mesmo dia em que o agrotóxico inédito foi liberado, outros 63 genéricos também foram autorizados para o uso dos agricultores, totalizando, somente neste ano, a permissão para a aplicação de 230 produtos desta natureza. O Governo Bolsonaro, inclusive, é responsável pelo aumento expressivo do número de registro de agrotóxicos, quando comparado a mandatos anteriores.


Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp