O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) conversou, na tarde desta sexta-feira (28), com o coordenador de logística do Ministério da Saúde, o general Ridauto Fernandes, sobre a falta de transporte para conduzir cilindros de oxigênio medicinal para o interior do Estado. “No mesmo instante que estava ao telefone com o general Ridauto, o ministro Queiroga o alertou, através de mensagem, sobre a situação na região. Temos que unir forças para salvar vidas”, afirmou. A dificuldade de abastecimento de oxigênio hospitalar ocorre por não haver caminhões suficientes para transporte dos cilindros. 

 

Mais cedo, o parlamentar protocolou pedido, em caráter de urgência, no fornecimento dos aparelhos para o atendimento de pacientes em tratamento da Covid19 na região. A solicitação está endereçada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e ao secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo. 

 

O deputado recebeu a informação de que as unidades de saúde dos municípios de Pesqueira, Lajedo, Bom Conselho, Venturosa, Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim estão na iminência de um colapso em virtude da ausência de remessa de oxigênio suficiente para o suprimento da demanda das cidades. 

 

“É preciso que se tome as providências imediatas para suprir a carência e, assim, evitar a instalação de estado de calamidade similar à situação vivenciada no Amazonas em janeiro deste ano”, alertou o deputado. 

 

O aumento progressivo de atendimentos, internamentos em leitos de enfermaria e UTIs dos hospitais têm levado a uma ocupação acima de 90% nos últimos três meses. Além da alta de casos da doença no interior de Pernambuco, existe a possibilidade de uma variante do vírus esteja circulando pela região do Agreste por conta da velocidade da contaminação. 

 

Caso seja identificada uma nova cepa mais agressiva, o secretário de Saúde, André Longo, disse, em coletiva, que precisará tomar uma série de medidas. Uma delas é solicitar uma cota extra de vacinas; a outra é a possibilidade de instalação de barreiras sanitárias dentro do próprio Estado. 

 

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp