Reunião no Palácio do Campo das Princesas destaca cooperação em fruticultura, tecnologia de hidrogênio verde, Porto Digital e investimentos em Suape.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu na tarde de hoje, em uma reunião oficial no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o deputado federal Túlio Gadêlha. O encontro foi marcado por discussões sobre cooperação em diversos setores estratégicos, fortalecendo as relações entre Pernambuco e o Japão.

Um dos pontos abordados na reunião foi o interesse do governo japonês em investir nos setores da fruticultura no Vale do São Francisco. O embaixador Teiji Hayashi destacou o potencial agrícola da região e manifestou o interesse de empresas e cidadãos japoneses em participar de projetos de desenvolvimento, intercâmbio tecnológico e comercialização de frutas. Essa parceria promoverá a geração de empregos e impulsionará o desenvolvimento socioeconômico da região.

A governadora Raquel Lyra manifestou o interesse em conhecer a tecnologia de hidrogênio verde desenvolvida pelo Japão. O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa e renovável que pode contribuir para a transição energética e redução das emissões de carbono. Ambos os governos manifestaram o interesse de promover estudos e projetos conjuntos nessa área, visando impulsionar o uso do hidrogênio verde em Pernambuco e compartilhar conhecimento e experiências com o Japão.

Foto: Diego Medeiros

Durante a reunião, o governo japonês demonstrou interesse em estabelecer uma parceria com o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos de Pernambuco. O embaixador ressaltou a importância de promover a inovação e o empreendedorismo, e reconheceu o potencial do Porto Digital como um centro de excelência em tecnologia e negócios. Essa parceria poderá impulsionar ainda mais o ecossistema de startups e atrair investimentos japoneses para o setor de tecnologia em Pernambuco.

A reunião também abordou o interesse do governo japonês em investir no Complexo Industrial e Portuário de Suape. O embaixador Teiji Hayashi mencionou as oportunidades de colaboração nos setores de logística, infraestrutura portuária, indústria automobilística e outros segmentos estratégicos. Essa parceria tem como objetivo fortalecer a economia local, gerar empregos e atrair investimentos japoneses para a região.

Além dos aspectos econômicos, a reunião também ressaltou a importância das trocas culturais entre Pernambuco e o Japão. Foi discutida a possibilidade de visitas de navios da marinha militar japonesa a Pernambuco, o que proporcionaria intercâmbios culturais, cooperação em treinamentos e aprofundamento das relações entre as forças armadas dos dois países.

O deputado Túlio Gadêlha esteve recentemente no Japão a convite do governo japonês, participando do “Programa Juntos de Intercâmbio Japão-América Latina e Caribe”. A comitiva se reuniu com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Shunsuke Takei, entre outras autoridades. O deputado destacou que durante essa visita várias iniciativas foram bem recebidas, e que seria importante que essas boas práticas puderem ser trazidas para Pernambuco. Entre elas, destacou a empresa Ishizaka, de reciclagem de material de construção e o Canal Subterrâneo de Escoamento da Região Metropolitana de Tóquio.

A reunião no Palácio do Campo das Princesas destacou o compromisso mútuo em estabelecer parcerias estratégicas em diversos setores. O encontro fortaleceu os laços entre o estado de Pernambuco e o Japão, visando promover o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural de ambos, além de impulsionar a cooperação acadêmica e científica entre instituições.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp