A Rede Sustentabilidade ingressou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que afirmou que “nordestinos perderam a capacidade de pensar”. A declaração foi realizada durante um podcast em que o parlamentar também classificou a população do Nordeste como “sem instrução e sem educação”.

A representação destaca que Gayer atentou contra a ordem jurídica e cometeu crime de racismo, que também inclui práticas de xenofobia. “Prática intolerável é abominável, que viola princípios civilizatórios”.
O documento reforça que a conduta do deputado desrespeita a Constituição Federal e está sujeita à cassação de mandato.

“Disseminar desinformação carregada de ódio e preconceito é uma conduta totalmente incompatível com a figura de um congressista. O povo do Nordeste merece respeito e ações assim não podem ficar impunes”, frisou Túlio Gadêlha (PE), líder da Rede na Câmara.

Além de Gadêlha, assina a representação a porta-voz nacional da Rede, Heloísa Helena, que é nordestina e disse que Gayer “atinge o Brasil como um todo” por discursos intolerantes recorrentes. “Não afeta só a minha identidade, o meu povo, mas toda a nação”.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp