O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) participou, nesta quinta-feira (18), da live de estreia do documentário “UFPE no Meu Quintal – Uma Semana em Dormentes”. O programa é uma vivência de extensão da aprendizagem na formação do graduando na Universidade Federal de Pernambuco. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para colocar em prática a experiência acadêmica, estabelecendo uma troca com a população. “Eu vejo muita realidade no projeto. Inclusiva, humana, que transcende os muros da universidade”, avaliou Túlio.
O programa está em funcionamento desde 2017 e já passou por seis municípios do interior pernambucano: Tabira, Iguaracy, Tuparetama, Solidão, Betânia e Dormentes. Nesse percurso, conectou mais de 500 estudantes de diversas graduações a cerca de dez mil moradores. Entretanto, segundo o coordenador do “UFPE no Meu Quintal”, José Eduardo Garcia, a escassez de recursos tem sido um sério entrave para dar prosseguimento ao programa.
“Estamos buscando novas fontes de financiamentos para viabilizar mais ações pelo Estado e, também, no exterior”, informou Garcia, que pretende levar o projeto para o Haiti. “Queremos também internacionalizar. Levar a nossa expertise para que seja executada pela comunidade acadêmica de países como o Haiti, por exemplo”, revelou.
Para o deputado Túlio Gadêlha, a ciência e a educação têm que ser valorizadas, mas o “governo federal sinaliza o contrário quando enxuga o orçamento das áreas”. Segundo ele, desde 2007 que o chamado Orçamento do Conhecimento tem tido cortes sucessivos. “Estamos tentando deixar os recursos direcionados às áreas em R$ 15 bi, mas Bolsonaro só quer R$ 8 bi”, criticou.

DORMENTES
O vídeo apresentado durante a live mostrou parte da experiência vivida pelos alunos na cidade de Dormentes, a 762 quilômetros do Recife. Antes de chegarem aos municípios, os universitários escrevem projetos dentro de suas áreas de atuação, que passam por uma seleção. Os locais visitados são transformados em grandes campus universitários, onde cada projeto é executado na prática. “São projetos nômades, que carregam o ideal da educação popular, que aproxima essa população da universidade pública”, destacou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar.
Esta última ação foi realizada em fevereiro do ano passado, antes do decreto do primeiro lockdown em Pernambuco. De lá pra cá, nenhuma outra operação foi feita em virtude da pandemia do novo coronavírus. O Programa realiza caravanas extensionistas semestrais, sempre nas férias acadêmicas nos meses de janeiro/fevereiro e julho. O UFPE No Meu Quintal abrange seis áreas de atuação: educação, saúde, justiça, cidadania, meio ambiente e ciências sociais. Além dos já citados, a live também teve a participação do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp