Emendas Participativas 2022

Pernambuco | Educação Socioambiental e Planejamento de comunidades eco sustentáveis – UFPE

Túlio Gadêlha Túlio Gadêlha · Brasília, PE, BR
Pernambuco | Educação Socioambiental e Planejamento de comunidades eco sustentáveis – UFPE

Valor da proposta até: R$ 500.000,00

Entidade proponente: Universidade Federal de Pernambuco

Objetivo do projeto: O presente projeto trata-se do planejamento e implantação de corredores ecológicos na bacia do rio Beberibe da Região Metropolitana do Recife. O planejamento de comunidades eco sustentáveis como proposta de combate ao racismo ambiental mitiga os efeitos das mudanças climáticas, apoiado nas ações ecopedagógicas nas escolas e comunidades em situação de vulnerabilidade. 

Público alvo: Serão atendidas comunidades ao longo do rio Beberibe que estão localizadas em três unidades de paisagem (UPs). UP1: Comunidades localizadas na APA Aldeia-Beberibe (principalmente nos trechos entre Camaragibe e Recife, mas, sempre que pertinente a base de dados e seus produtos poderão abranger os outros 6 municípios inseridos na APA. UP2: Comunidades assentadas entre a Floresta Urbana de Dois Unidos (Recife) e entre a Floresta Urbana da Mata do Passarinho (Olinda). UP3: Comunidades assentadas em Santa Tereza, Ilha do Maruim (Olinda) e próximas ao Espaço Ciência (Recife, Olinda). Assim como estudantes, professores, diretores das escolas preferencialmente públicas ou privadas situadas nas áreas de amostragem.

Resultados esperados: *Criar um banco de dados e mapas do território estudado, a partir de dados secundários e imagens sobre uso e ocupação do solo com informações sobre hidrografia, relevo, malha viária, áreas agrícolas, fragmentos florestais, composição de espécies da fauna e flora, áreas de proteção legal. *Realizar o levantamento sociológico, diagnóstico cultural, índice populacional, espaços públicos, equipamentos urbanos, bem como dados socioeconômicos da população e riscos e vulnerabilidades relacionadas com mudanças climáticas, como por exemplo áreas com risco de inundações crônicas, erosão costeira e deslizamento de encostas; *Identificar áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade, bem como áreas potenciais para implementação de corredores ecológicos com espécies nativas e/ou sistemas agroflorestais, possíveis entraves e como resolvê-los; *Promover ações de educação socioambiental nas comunidades e instituições de ensino, a fim de conscientizar e mitigar as consequências das mudanças climáticas, apresentando a importância da conservação da biodiversidade, preservação dos ambientes naturais e o uso sustentável dos recursos naturais; *Realizar formações técnicas para a população atendida pelo projeto sobre saneamento ecológico, agroecologia, segurança alimentar, segurança hídrica, desenvolvimento socioambiental, bioeconomia;

07/06/2022

Atualizações

Mais atualizações ...
Túlio Gadêlha
Túlio Gadêlha
inscreveu esse projeto 3 semanas atrás
Votação encerrada
4.057 votos para chegar em 5.000

Compartilhar no Facebook

Pernambuco | Educação Socioambiental e Planejamento de comunidades eco sustentáveis – UFPE

Pernambuco | Educação Socioambiental e Planejamento de comunidades eco sustentáveis – UFPE