O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) assinou, junto com o deputado estadual Goura (PDT/PR), o senador Fabiano Contarato (REDE/ES) e o presidenciável Ciro Gomes, uma carta endereçada à Unesco, alertando a organização acerca do projeto de lei 984/2019, e pedindo um posicionamento. O PL coloca em risco a reserva de Mata Atlântica existente no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.


A urgência do projeto deverá ser votada ainda nesta semana na Câmara dos Deputados. “Um absurdo. Ele representa mais um ataque ao equilíbrio ambiental do Brasil, pois permite a reabertura da Estrada do Colono, já fechada por ser uma rota ilegal e de grande degradação da biodiversidade da região”, explicou Túlio.


O PL propõe a alteração da “Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), para criar a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável denominada Estrada Parque e instituir a Estrada Parque – Caminho do Colono, dentro da Zona Intangível do Parque Nacional do Iguaçu, UC de Proteção Integral, segundo carta enviada à Unesco.


Em outro trecho do documento os políticos chamam a atenção para a ilegalidade da rota. “A chamada Estrada do Colono é uma rota ilegal que foi fechada por decisão judicial em 1990, por reconhecer seu potencial de favorecer desmatamento, tráfico de armas e drogas, caça e outros crimes, além do inevitável efeito espinha de peixe natural das estradas, o atropelamento de fauna, a poluição em todas as formas, dentre diversas outras problemáticas”.


Outro fator incontestável destacado na carta é que “A nova abertura da estrada seria uma sangria dentro deste que é um dos Parques Nacionais mais emblemáticos do mundo. Trata-se do último remanescente bem conservado de Mata Atlântica do interior do Brasil, berço das Cataratas do Iguaçu, dotado de uma biodiversidade inigualável, com destaque à onça pintada, e um dos maiores pólos turísticos em áreas naturais do Brasil, sendo o segundo Parque Nacional mais visitado do país”.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp