Nesta quarta-feira (2), a Câmara de Deputados aprovou a MP 994/2020 que destina R$ 1,9 bilhão para a compra de tecnologia e produção da vacina contra o coronavírus. O texto segue para aprovação no Senado. Com essa quantia, será possível a produção de 100 milhões de doses – as quais poderão ser distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos serão destinados para a Fiocruz, que produzirá a vacina em parceria com o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

Agora, o deputado federal Túlio Gadêlha cobra um calendário e a metodologia sobre como o Ministério da Saúde (MS) fará a vacinação gratuita dos brasileiros. “Além de priorizar os grupos de risco, é fundamental existir uma logística que também tenha atenção aos locais mais afastados e de difícil acesso – incluindo comunidades indígenas e quilombolas”, afirma.

O último boletim do MS registra 698 mortes e mais de 49,8 mil casos de Covid-19 em 24h. No total, já são 174.515 de brasileiros que perderam a vida por causa da doença e mais de 6 milhões de infectados. “Diante da possibilidade já cogitada por especialistas sobre uma segunda onda da pandemia, a aprovação dessa Medida Provisória é uma vitória do bom senso e do verdadeiro cuidado com a vida das pessoas. Vencemos uma batalha contra o obscurantismo anti-científico da política de Bolsonaro. A luta continua”, declara o parlamentar.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp