A pandemia da Covid19 e os efeitos colaterais do isolamento social atingiu severamente o estoque de sangue do Hemocentro Recife. “Entendemos que a doação de sangue é um ato de salvar vidas. Por isso, incentivo as pessoas não somente hoje (ontem), quando é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, que cheguem junto, voltem ou comecem a doar”.

Durante o período mais duro do distanciamento, a queda no número de doadores chegou a variar entre 30% a 50%. Mesmo com a flexibilização, persiste uma redução de 30% no estoque de sangue, isso significa 100 a 120 doadores a menos por dia no centro de coleta. “Estamos enfrentando a incerteza dos doadores quanto ao cumprimento das regras sanitárias necessárias para evitar o contágio do novo coronavírus, mesmo garantindo que temos seguido todo o protocolo”, disse a supervisora de Captação de Doadores do Hemope, Josinete Gomes.

“Por causa do retorno gradual às atividades, a demanda por sangue no Estado cresceu por isso a necessidade de nos unirmos para aumentar o número de doadores diários”, informou o deputado. Quanto ao tipo de sangue com o estoque em estado crítico estão todos os tipos de fator RH negativo e o A positivo.

O deputado pernambucano também salientou que ficaria honrado em receber projetos do Hemope para participar do processo de votação popular das emendas que o mandato apoiará em 2021.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp