O deputado federal Túlio Gadêlha participou do encontro de preparação para o Acampamento Terra Livre realizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), no Hotel Costeiro, em Olinda, Zona Metropolitana do Recife. Na ocasião, Gadêlha fez uma fala sobre a política nacional, criticou as políticas genocidas do Governo de Jair Bolsonaro, além de relatar sua atuação no Congresso ao lado da deputada Joênia Wapichana (primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada federal).

O evento aconteceu com o objetivo de se fazer uma avaliação da atuação da Apoinme no último ano, além de traçar estratégias de apoio à ida das delegações para a maior ocupação indígena em prol dos seus direitos, o Acampamento Terra Livre em Brasília, que vai acontecer em Abril. 

Na ocasião, Gadêlha pontuou que a participação dos povos indígenas na política é essencial para que as políticas públicas para essa população sejam colocadas em prática no País. “Estou aqui para falar um pouco da nossa experiência no Congresso na luta pelas pautas dos povos originários mas, sobretudo, para ouvir suas demandas e levar para Brasília. A ocupação dos espaços políticos pela população indígena é o caminho para que se tenha uma real mudança das políticas destruidoras dos povos originários. Estar na luta ao lado da deputada Joênia me faz enxergar isso com ainda mais clareza”, explicou o deputado federal.

Para a cacica Dorinha Pankará, este ano é decisivo para a manutenção da luta dos povos originários. “Estamos hoje aqui traçando nossas metas e alinhando nosso discurso para levarmos a Brasília ao Acampamento Terra Livre e mostrar ao governo Bolsonaro que estamos cada vez mais articulados para reinvidicar o que é nosso de direito. Em abril queremos demarcar a capital do país mostrando para todos que somos exemplo de organização e resistência. O apoio de parlamentares como o Túlio Gadêlha é decisivo para ecoarmos a nossa voz dentro do Congresso Nacional”, explicou Dorinha.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp