“Como podemos fazer políticas públicas sem direção?” O questionamento feito pelo deputado federal Túlio Gadêlha (PDT/PE) tem como motivo a suspensão, por parte do Governo Federal, da realização dos Censos Demográfico e Econômico neste ano. Para o parlamentar, a pesquisa, além de detalhar quem são os brasileiros, é um termômetro importantíssimo que mede as variações econômicas e sociais da população do Brasil, permitindo, assim, direcionar programas para segmentos e grupos específicos da sociedade.


Por esta razão, o deputado pernambucano assinou, junto com o deputado federal Idilvan Alencar (PDT/CE), projeto de lei que torna crime de responsabilidade e ato de improbidade administrativa o descumprimento dos prazos determinados para a realização dos censos. Neste caso, o Censo Demográfico não pode exceder o período de dez anos, enquanto o Econômico, cinco anos.


A previsão era que o Censo fosse realizado no ano passado, mas, devido à pandemia, foi adiado para este ano. Entretanto, o Governo Federal reduziu os custos das pesquisas de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões, o que tornou inviável o estudo. “Os concursos para agentes censitários e recenseadores foram suspensos. As provas, que seriam realizadas em abril, para a contratação de 208 mil profissionais foram canceladas”, acrescentou o parlamentar.


Apesar da decisão do STF, que mandou o governo adotar medidas para a realização do censo, ainda é necessário a recomposição do orçamento para que isso aconteça. “Também reforçamos no PL que deve haver um plano seguro, incluindo vacinação, para os profissionais que vão trabalhar em campo”, informou.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp