De 2018 a 2020, o número de pessoas passando fome no Brasil saltou de 10,3 milhões para 19 milhões. A pesquisa foi feita pelo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid19 no País divulgado pela Rede Penssan. O dado tenebroso leva à reflexão: o que pode ser feito para compartilhar o alimento com quem sente fome?

Pensando nisso, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) enviou ofício a dez prefeituras de Pernambuco sugerindo a implementação de campanha de doação de alimentos durante o processo de vacinação da população da cidade. “Doar alimento é um gesto de solidariedade necessário”, afirmou o parlamentar.

É evidente que desde a eclosão da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a população brasileira vem sofrendo com os impactos da doença, que contabiliza mais de 13 milhões de infectados e mais de 335 mil vidas perdidas pela Covid19 no Brasil. Também é notório que o desemprego no País cresceu exponencialmente. No 3º trimestre de 2020, ele atingiu a taxa recorde de 14,6%, afetando 14,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (Pnad Contínua).

Diante desses índices alarmantes e da continuidade no enfrentamento da segunda onda da Covid-19, ainda mais grave por sinal, é importante, de acordo com Túlio Gadêlha, que as cidades busquem pela manutenção da segurança alimentar de sua população. “O poder público conhece o território e sabe onde estão as pessoas mais vulneráveis”, completou o parlamentar.

As cidades que receberam o ofício foram Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo, Camaragibe, Garanhuns e Vitória. “Para esses municípios sugerimos a criação da campanha de doação de alimentos a serem entregues nos postos de saúde durante o ato da vacinação”, explicou o deputado.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp