Uma comitiva do Congresso Nacional visitou as instalações da Companhia de Trens Urbanos (CBTU) no Recife para averiguar as condições do sistema metroviário.

O grupo participou de uma reunião em que foi apresentado um relatório por diretores da CBTU. Em seguida, os parlamentares foram ao Centro de Manutenção de Cavaleiro, onde ficam equipamentos que estão fora de operação e que passaram a ter peças retiradas para uso nos trens que estão funcionando.

“De fato, a situação é muito grave. Esse processo autofágico que vive o metrô, com os carros que não têm mais condições de operar tendo suas peças retiradas para serem usadas nos que ainda rodam, é muito danoso. Reduz muito a quantidade de composições, o que gera insegurança sobre os horários dos trens e aumenta a quantidade de passageiros por carro, gerando muito desconforto”, alertou o deputado federal Túlio Gadêlha.

O sistema precisaria de R$ 1,8 bilhão para se reerguer e voltar a operar bem. Números apresentados pela CBTU indicam que esse valor seria para aquisição de 20 novos trens, recuperação dos que ainda operam (atualmente são apenas 12 composições), requalificação da rede férrea onde rodam os trens e da estrutura física do sistema (estações de passageiros e subestações de energia).

Na visão da força-tarefa, a visita ao metrô do Recife deixou claro que, agora, o momento é de buscar a reestruturação do sistema.

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