O deputado federal pernambucano Túlio Gadêlha (PDT) protocolou, junto ao Governo do Estado e à Prefeitura do Recife, pedido de inclusão de pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista no grupo prioritário da vacinação contra a Covid19. A razão da solicitação do parlamentar decorre de um estudo feito pelo Grupo de Interesse Médico dos Estados Unidos.


A pesquisa constatou que pessoas com a Síndrome de Down estão mais suscetíveis a contraírem o novo coronavírus. Motivos: apresentam sistema imunológico mais fragilizado, com problemas cardíacos e respiratórios crônicos; histórico de infecções respiratórias graves ou apneia obstrutiva do sono.


De acordo com a médica Ana Claudia Brandão, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), uma das responsáveis pelo estudo que está sendo desenvolvido no Brasil, o organismo de quem tem Down envelhece mais precocemente.


“A partir da quarta ou quinta década de vida essas pessoas já podem apresentar declínio cognitivo ou outras condições de saúde associadas, e muitos podem evoluir para a demência e doenças como o Alzheimer. Assim, esse estudo sugere que, a partir dos 40 anos, a população com Down já é a de maior risco para a Covid19”, enfatiza o documento.


Os autistas, por sua vez, devem ser priorizados no plano de imunização contra a Covid19 porque, conforme a Academia Brasileira de Neurologia, eles possuem risco aumentado de contágio, em função de sua hiper reatividade sensorial. O autista, por exemplo, pode apresentar grande interesse pelo odor, sabor e textura de objetos. Sendo comum, portanto, observá-lo passando a mão em várias superfícies e utensílios, levando-os à boca, bem como possuem resistência ao uso de máscaras de proteção.


“Nosso pedido foi um reforço à campanha da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down”, explicou Gadêlha. “Acreditamos na sensibilidade dos gestores para essa causa”, afirmou o parlamentar.

Comments are closed.

×

WhatsApp

× WhatsApp